segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Planejamento: ferramenta de mediação entre teoria e prática

"...ser professor é ser condutor de almas, de sonhos. É lapidar diamantes..."
                                                                                                                                                                        Gabriel Chalita

Essa frase exprime um pouco das minhas certezas, mesmo que provisórias...quanto ao processo de ensino-aprendizagem.


Acredito que o ensino existe sim...e, por meio dele, se constrói aprendizagens...

Penso que ser professor é uma grande responsabilidade. Responsabilidade com o que vai ser ensinado,  com a forma na qual será ensinado e como será "verificado" o alcance da aprendizagem desejada...

Para que o processo de ensino-aprendizagem aconteça, penso ser essencial prevermos o caminho a ser percorrido pelo aprendiz...
...de que forma fazemos isso?

PLANEJANDO...

Planejar é mesmo importante? Para que serve? 

Convido você a refletir sobre isso...

Ensinar é um processo intencional que exige do professor muito mais do que conhecer sua área de atuação, exige tornar visível/próximo ao aluno esse conhecimento historicamente construído e propor situações para que esse conhecimento possa ser (re)construído, (re)significado. Talvez seja este um dos maiores desafios do professor: buscar a abordagem mais adequada a fim de facilitar a construção do conhecimento pelo aluno, sujeito ativo e relacional, dono de seu processo de aprender.

Ao prever o processo a ser percorrido pelo aprendiz, o professor tem a oportunidade de buscar a abordagem mais adequada, antecipar o processo de construção do conhecimento e criar condições para que isso aconteça. Com esse foco, o planejamento é fundamental em todo ato pedagógico. Planejar torna possível traçar formas de intervenção na realidade em direção aos objetivos a serem alcançados. Mapear o caminho a ser percorrido, prevendo roteiros e paradas, são pré-requisitos básicos a quem deseja, intencionalmente, alcançar objetivos propostos.
Daiane Boff
O mapa conceitual explicita as relações feitas por mim ao estudar a temática "planejamento"

Mapa Conceitual
Planejamento: ferramenta de mediação

Clique na imagem para ampliar

O planejamento, enquanto construção-transformação de representações, é uma mediação teórico-metodológica para ação, que em função de tal mediação passa a ser consciente e intencional. Tem por finalidade procurar fazer algo vir à tona, fazer acontecer, concretizar, e para isto é necessário amarrar, condicionar, estabelecer as condições objetivas e subjetivas prevendo o desenvolvimento da ação no tempo. (VASCONCELLOS, 2006, p.79)

Para saber mais sobre Planejamento consulte o link abaixo:
http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/entrevista-celso-vasconcellos-415759.shtml 

3 comentários:

  1. Parabéns!! Muito bom o objetivo de sua pesquisa.Espero que consigamos (sempre) construir a aprendizagem.
    Abraços
    Milene e Fernanda

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  2. Olá Daia,

    Achei ótimas as considerações postadas em seu blog, para mim é um sonho poder por em prática tudo o que está escrito nele.
    Porém a pergunta que fica é: "Como conseguir desenvolver este mega planejamento", tendo em vista a realidade de nossos professores e alunos da Rede???
    Bjão

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  3. Oi Laurien, sei que temos algumas dificuldades enquanto professores, enquanto alunos e também enquanto estrutura de escola...mas é com pequenos passos que iniciamos mudanças...tenho consciência de que, se quisermos e acreditarmos ser possível, conseguiremos...
    Um beijão, Daiane

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